Monitoramento de Funcionários e LGPD: Onde traçar a linha?

Compliance LGPD WinMonitor

O monitoramento de computadores corporativos é um direito do empregador (poder diretivo), mas deve respeitar limites de dignidade e privacidade impostos pela LGPD e Constituição Federal.

1. Ferramentas de Trabalho vs. Uso Pessoal

O equipamento fornecido pela empresa é uma ferramenta de trabalho. A jurisprudência majoritária entende que o empregador pode auditar o uso dessa ferramenta para garantir que ela está sendo usada para os fins contratados.

Transparência é Chave: Recomendamos sempre que o monitoramento seja informado aos colaboradores através de políticas de uso de TI claras e assinadas. O WinMonitor fornece os dados, mas sua política interna define a legalidade.

2. Finalidade e Necessidade

Os dados coletados (logs de acesso, tempo de uso) devem ter uma finalidade clara: segurança da informação e produtividade. Coletar dados íntimos sem propósito corporativo viola a LGPD.

3. Proteção dos Dados Coletados

Se você monitora, você se torna responsável pelos dados coletados. O WinMonitor utiliza criptografia de ponta para garantir que os logs da sua empresa permaneçam confidenciais e acessíveis apenas à gestão autorizada.

Ferramentas Sugeridas no Pacote

Monitoramento Preventivo com IA (24/7)

Automatize a segurança com um agente que audita a infraestrutura 24 horas por dia:

Monitore com responsabilidade

Garanta segurança jurídica e operacional para sua empresa.

Conhecer Ferramenta Segura Consultoria Jurídica TI